-
Arquitetos: Kaida Architecture Design Office
- Área: 86 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Osamu Kurihara
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote deste edifício se localiza nos arredores de Tóquio, a 15 minutos de caminhada de uma estação de metrô. O local é cercado por árvores em três de suas frentes e na porção sul há uma interseção em "T", delimitada por outras residências e com caráter de "jardim comunitário".
Um grande portão duplo na porção sul do terreno conecta a entrada do edifício a este "jardim". Quando ambas as portas estão abertas sentimos como se estivéssemos em um café na cidade.
Para garantir o volume mais eficiente neste estreito terreno, a forma do edifício foi concebida como um simples paralelepípedo. As janelas do segundo e terceiro pavimentos são tão amplas quanto o possível para proporcionar continuidade entre o espaço interno e o "jardim comunitário", porém, com o balcão proporcionando privacidade aos moradores.
O interior tem um caráter mais "alegre" e quente que a fachada. Tanto o forro como os pavimentos são de cedro, mas as paredes são pintadas de branco, fazendo parecer uma residência urbana em vez de uma cabana nas montanhas.
Em geral, escadas são estreitas, mas para evitar a sensação de enclausuramento, buscamos abrir este espaço o máximo possível. Assim, a escada não apenas conecta os pavimentos como também os espaços de estar.
A estrutura desta edificação é feita em madeira de cedro. Esta espécie é usada na construção desde a antiguidade, porém, o último século viu a diminuição do emprego do centro na construção civil japonesa. O tom desta madeira é belíssimo e o consideramos ideal para o projeto de interiores.